domingo, 26 de setembro de 2010

A vida e seus dois lados.

     A vida, ao meu ver, é super simples de ser vivida. Como assim? Para definir a minha afirmação, passo pelo ponto das escolhas, lados, etc. Explicando melhor, qualquer situação do nosso cotidiano pode ser vista de duas formas, ou dois lados (utilizarei este termo, lados, daqui pra frente) o lado bom, ou o lado ruim, pois todo acontecimento é percebido de diferentes formas por diferentes pessoas, então você escolhe o seu e é feliz, ou não.

      Imaginemos uma situação corriqueira: O fim de uma relação duradoura, ou não, porém que tenha sido contruída com a existência de um vínculo afetivo entre ambos. Com a chegada deste fim, as duas pessoas podem optar pelas duas diferentes visões onde, uma delas é lamentar, chorar pelos cantos, cair em desespero até que consiga uma depressão. A outra acreditar que foi bom enquanto durou, os dois fizeram, ou não, o melhor que puderam e valeu a pena o esforço aplicado. Apesar de terminado, na pior das hipóteses, adquiriu-se bastante experiência de vida e, dessas experiências, novas se farão daí em diante, isso é a vida, mudanças, imprevistos, problemas e soluções.

      Claro que na teoria tudo parece bastante simples mas é extremamente complicado. A meu ver, para que se consiga sempre enxergar as coisas pelo lado positivo, necessita-se de muito treino no dia-a-dia, bem como muita disciplina para superar questões como essas e outras situações adversas do cotidiano.
     Há quem pense que isso é um comportamento de fuga e esquiva mas, acredito que essa é uma forma de "driblar" as barreiras naturais da vida, ou em um termo mais apropriado, aprender a viver bem. Por tanto, este aprendizado, acredito ser fundamental para uma vida cheia de sorrisos e encanto.

Contudo, o fato de pensar que acabou o relacionamento agora é seguir em frente, não diz necessariamente que você não sentiu esta perda e está triste com isso, mas sim que você consegue, mesmo com todas as adversidades que a vida lhe impõe, seguir em frente, traçar novos caminhos, buscar novos horizontes e isso é viver bem, além de nos propiciar o autoconhecimento somado a sabedoria de que somos capazes de viver mesmo com sofrimento.

Então, todos sabemos que na vida teremos sempre situações adversas e estressantes, mas com uma pequena mudança na forma de ver as coisas podemos perceber a nossa capacidade de superação e o quanto somos maiores que um simples problema. Já dizia um sábio, se uma pessoa nos dá um presente e não o aceitamos, o presente continua sendo dela. Use este aprendizado para as ofensas cotidianas, saiba o que você é e não aceite a ofensa como sua, sinta como se fossem meras palavras ao vendo tecidas por uma pessoa estressada desejando levar mais alguém com ela, assim a ofensa continuará com o ofensor e não terá nenhum efeito sobre ti.

"Todas, sem exceção, as situações da vida têm dois lados, o positivo e o negativo. Aprenda a ver o lado positivo e seja feliz"

Uma ótima reflexão a todos.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário