domingo, 26 de setembro de 2010

Amor ao Próximo

Esse texto é mais como um desabafo por certas coisas na nossa sociedade atual me deixarem extremamente chateado. Dentre elas estão: pessoas falando mal de outras pessoas, críticas à um povo diferente do nosso e pessoas que põe sempre a culpa no próximo.

Há algum tempo, venho recebendo e-mails de variadas pessoas, como se fossem brincadeiras "saudáveis" sempre com críticas, seja uma personalidade pública, seja aos baianos seja ao machismo ao feminismo etc.. As vezes fico me perguntando... Porque ninguém é capaz de elogiar alguma coisa bem feita, um lugar bonito, uma pessoa? Porque sempre têm de ser críticas?

Vou citar alguns exemplos que tenho certeza que todos já receberam...

Exemplo 1: Brasil - Quem foi que nunca recebeu um e-mail falando mal do Brasil? Porque falar mal do Brasil se é o local onde você vive? O Brasil é um país rico em belas paisagens, em pessoas calorosas e amistosas. Aí você diz: É uma terra de pessoas mal educadas, sem pudor, ética e moral, onde uns não estão nem aí para outros, buscam somente se beneficiar. Também é verdade, em partes, visto que temos pessoas de excelente caráter, de palavra e com desejo incessante de ajudar ao próximo mas, a grande questão é: qual a razão de mandar e-mail  (ou qualquer forma de divulgação em massa) ofensivo para todo o Brasil ou para todo o mundo, por uma opinião sua? Quer que todos compartilhemos do seu ódio ou a sua insatisfação? Já imaginaram se fossem nossos nomes rondando pelos e-mails do Brasil e do mundo porque algumas pessoa não gostam de nós? 

No que tange a política, nunca tive interesse, são tantas coisas erradas e desumanas a que temos informação, que eu resolvi não querer saber a respeito. Infelizmente e nem por isso falo para o mundo que Lula, F.H.C. Collor, quem quer que seja, que eles não prestam, são ladrões ou que erraram na hora de governar, porque ainda se eu achar isso, é uma opinião minha e opinião é pessoal onde só poderei mudar na hora de votar. Contudo, não quer dizer que não possa contestar o que vejo como errado, se tiver como combater, ótimo, vai a luta! O que quero dizer é que precisamos, antes de tudo, pensar no próximo como um ser humano e que todo ser humano também erra, de propósito ou não,  também precisa de amor. Quando virem alguma coisa errada, comente em um grupo que partilha da mesma opinião, organizem-se e protestem. Fará uma diferença!

Outro exemplo: Baianos - Quem nunca recebeu e-mail com ironias acerca do baiano? Todos nós! E o que mais me deixa chateado é ver que o proprio baiano compartilha com tamanha idiotice. "O baiano fala assim e assado" "O baiano é preguiçoso" todos, que lemos e procuramos informações, sabemos que pesquisas afirmam não ser esta a realidade. Pensemos um pouco a respeito, não é? Não somente isto, mas de muitas outras coisas. Se o baiano é preguiçoso, se fala errado, e daí? Porque não nos preocupamos mais com o que nos atrai e ficamos sempre com o lado positivo? Porque ao invés de criticar o baiano não diz, simplesmente, não gosto do jeito que eles falam, pra sí mesmos?  O fato de falarmos assim ou sermos preguiçosos, vai mudar sua vida em que? Cada um tem o direito de poder escolher como quer ser e falar, se isso lhe  encomoda, muda de cidade ou de país, é mais fácil. Então porque eu vou sair falando mal de paulista, carioca, gaúcho, mineiro se eles têm a propria cultura e é aceita pelo povo deles? Porque eu vou fazer julgamentos indignados dos políticos sendo que nunca estive na situação deles para poder julgar? Para nós que estamos de fora, tudo é muito simples, mas experimentem conhecer um baiano direito para analisar o seu caráter e não a forma como se pronuncia ou o quanto trabalha?

A nossa sociedade parece ter o grande prazer em falar mal do próximo por ser bem mais cômodo do que olhar para dentro. Muitas vezes não vemos que nós mesmos já fizemos muitas coisas erradas na nossa vida. A meu ver, roubar 10 centavos e 100 milhões é a mesma coisa, roubar é roubar em qualquer lugar e em qualquer situação. Para mim, faltar com respeito ao próximo é o mesmo que não dizer muito obrigado ou me desculpe, como se todos tivessem obrigação de fazer algo pelo outro. Além de estar se tornando cada vez mais frequente vermos pessoas estressadas, estas que ao portar uma arma, esquecem que existe o diálogo e que todos estão propensos a cometer erros, levando-os a, sem mais nem menos, tirar a vida do próximo de forma muito simples e tranquila... Onde está o amor ao próximo????

Então, quem puder ver uma coisa a qual não gosta e se questionar, como por exemplo porque não gosto de fulano? Se tantas pessoas gostam, alguma coisa boa deve ter - aqui já sem fazer referência a política ou baianos, cariocas e questões semelhantes. O que será que eu não estou enxergando? Ou não estou querendo ver ou admitir? Quem puder ver um acidente e não dizer: Foi culpa dele, ao invés disso se perguntarem o que levou a esse acidente? Será que foi culpa do outro mesmo ou tem uma parte minha? Alguém ia mesmo querer bater um carro de propósito? Até mesmo ver 10 defeitos, 2 qualidades no próximo, e, ao invés de criticarem os defeitos, elogiar as qualidades?  Quantas pessoas não gostamos sem conhecer porque algum amigo não gosta? São coisas super simples na teoria e que podem virar na prática, basta querer e que passemos a ver o próximo como um semelhante e não como inimigo, apesar de existirem tantas diferenças de cultura, raça, gênero, o amor ao próximo é igual em todo o mundo, nós é quem não o aplicamos!


Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário