domingo, 26 de setembro de 2010

Livre Arbítrio

Falar de livre arbitrio (capacidade de tomar  nossas próprias decisões, certa ou errada) nos dias atuais está cada vez mais difícil, pois muitas vezes o preço a se pagar por esta "liberdade de escolha" é muito alto, o que leva muitas pessoas a questionarem a existência do mesmo.

Vamos a um exemplo prático do dia-a-dia, e real, pois eu conheço, para tentar clarear a idéia: Uma certa pessoa está no mercado de trabalho, no mesmo ramo a 16 anos, construiu a carreira, cresceu na vida, chegou à altos níveis e estava feliz porque gostava do que fazia, mas não era o seu sonho. Seu sonho era uma outra área, completamente oposta à sua atual . Aí me pergunto: pode ela optar por abandonar a carreira, abrir mão de tudo o que conquistou, perder o nome que fez no mercado, para ir em busca deste sonho começando do zero novamente? Sim, pode! Assumindo a responsabilidade por seus atos. E foi exatamente o que ela fez e hoje está muito feliz na área que ingressou. Para os que pensam que é pelo fato de ter muito dinheiro, está enganado. Então podemos pensar neste exemplo e caracteriza-lo como livre arbitrio?

Sim. Esse é um exemplo bem claro que define a capacidade do ser humano de seguir o seu próprio destino, é por isso, também, que acredito em livre arbitrio, mas, existem inúmeros contra pontos (que levam a mesma conclusão), e um deles é acerca da questão religiosa, pois visto que dada religião "impõe" aos seus seguidores o modo de agir, de se vestir, o que deve comer ou não aos olhos de Deus, e para entrar no reino dos céus, pois caso não o faça vai para o inferno. Seria um contraponto (dizer que você é livre mas segue mil regras) por você estar seguindo padrões impostos pela sua crença religiosa, mas não o é porque você possui um leque de outras religiões, inclusive não ter religião, mas escolheu seguir por esta.

Nesse segmento, envolver crença religiosa, talvez entre em contradição com muita gente, pois, não foi Deus quem disse pra nos vestirmos desse jeito, ou só comermos um tipo de comida, foi a igreja, Ele, nos deu a livre escolha de sermos do jeito que mais nos agrada pois assim seremos mais felizes, e consequentemente atos de bondade sairão de nós com mais frequência.

Então, pode-se concluir que o livre arbítrio existe e está ao alcance de todos, cabe a nós tomar a decisão assumir as consequências de nossas escolhas caso desejemos "nadar contra a maré".

Uma ótimo reflexão ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário