segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lealdade (vs?) Fidelidade

Olá pessoal, como vão? Tentarei hoje demonstrar meu ponto de vista acerca das diferenças entre eles, sob a minha ótica, dentro das relações amorosas.

Primeiramente vou deixar um bom, questionamento: o que são as relações amorosas hoje em dia? O que significa namorar, noiva, casar? Talvez muitos ainda não tenham parado para pensar sobre isso ou talvez tenham pensado de mais e não conseguiram chegar a conclusão alguma ou até mesmo nenhuma das duas opções.

Já faz algum tempo que ouço pessoas falando "prefiro um parceiro leal a um fiel" e nunca entendi porque um deve ser principal ao outro no que tange as relações amorosas, visto que, conforme leituras temos a lealdade como franqueza, sinceridade; enquanto a fidelidade envolve o cumprimento das suas "obrigações" (que eu não vejo como obrigações, pelo simples fato de ninguém começar a namorar outra pessoa obrigado, sendo então escolha, livre e espontânea das duas partes).

Dentro desse contexto pauto minhas colocações: porque é preferível um ao outro? Ouvi algumas opiniões como: "pode ser infiel desde que não falte as obrigações dentro de casa", também que "é melhor que seja leal e não fale mal da gente na frente dos amigos" e algumas outras. Pergunto: É melhor ter um parceiro (a) que lhe respeite, que assuma, de fato, o compromisso da relação ou um que mantenha sua imagem sempre bonita na frente dos outros enquanto na sua frente não há o mínimo de respeito? (A exceção dos relacionamentos abertos, onde ambos têm conhecimento e consentimento da postura alheia. Não sou contra relacionamentos abertos, tampouco outros tipos de gamia, cada casal convive como acha melhor, eu sou a favor de um relacionamento sincero e as claras - voltemos ao conceito de lealdade - independente da ocasião).

Passemos então à fidelidade, a qual nos remete ao cumprimento das "obrigações" (entre aspas pelo motivo já citado acima - vide 2º parágrafo) onde também escutei diversas vezes justificativas para torná-la natural, normal ou inofensiva. Não concordo, pelo simples fato de haver outra pessoa envolvida, que está sendo enganada. Afirmações como: "Traição é quando há sentimento" "Pode melhorar a relação, alivia o stress" "Pode melhorar o sexo" "Está no instinto" e muitas outras que não prejudicarão o entendimento por não serem mencionadas.

Como citado anteriormente, as relações não têm início obrigatoriamente, logo, quando alguém se propõe a assumir o compromisso, é por livre e espontânea vontade e, assim como conseguiu entrar pode sair sem o menor problema (quando há acordo entre ambas as partes), e isto faz com que estar com outra pessoa "as escuras" significa, ser infiel e desleal independente do contexto subsequente.

Falar em relação, é falar em compromisso a dois onde ambos escolheram estar neste lugar, para acrescentar algo ao outro independente da situação a qual o casal se encontre. Poderia e posso dar uma série de exemplos onde estas justificativas acima não passam de uma tentativa de amenizar o peso do que fizeram e/ou fazem...

"Melhora a relação, alivia o stress" (Para os dois? ou Só quem melhora é você?) Para aliviar o stress tem acupuntura, tem a prática de esportes, cadeiras de massagem, o psicólogo, amigos etc.. "Pode melhorar o sexo": esta é algo controversa.. Como alguém consegue melhorar o sexo (em uma relação) transando com outro? A pessoa tem um parceiro, infinito acervo de filmes eróticos on-line ou não, livros de Kamasutra, amigos para compartilhar experiências e, se nem isso for suficiente é hora de pensar: porque não acabar se já não há mais relação? Filhos? (vide post sobre filhos) Melhorar o sexo fora da relação, é desculpa para amenizar a culpa da traição.. "Está no instinto" e o que diferencia os seres racionais dos irracionais neste contexto? A capacidade conseguir controlar os seus instintos, logo se não o faz é por livre e espontânea vontade (ou falta dela)!

Então, fidelidade e lealdade devem andar juntas na relação, se não está satisfeito acaba. Pra mim, quanto mais obstáculos e dificuldades um casal consegue enfrentar junto, maior a probabilidade de "morrerem juntos" este é o objetivo e não buscar fora a falta de felicidade na relação. Caso seja este o seu caso, pergunte-se o que tem feito para mudar esta situação. Tentar buscar novamente o prazer da relação dentro da relação é melhor que conviver com falha de caráter e em um mundo de mentiras. Nenhum relacionamento é 100% perfeito, cabe aos presentes conversar para conseguir superar as dificuldades do dia a dia ou serem felizes distantes.


A todos uma ótima noite e uma excelente semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário