quinta-feira, 27 de julho de 2017

A resiliência a todo vapor

Olá! Como estão todos?


Hoje, depois de alguns anos, volto para tirar a poeira do nosso humilde blog, onde compartilho, há alguns anos, a minha visão sobre as coisas, sobre o mundo, sobre a vida.

Vivemos hoje, um tempo diferente de 25 anos atrás e a vida fora da casa dos pais se torna cada vez mais difícil e isso tem elevado muito o número de jovens que ainda moram com eles "Estudo divulgado pelo IBGE mostra que, no país, quase um quarto dos brasileiros entre 25 e 34 anos ainda mora com a família". Isso se dá, a meu ver, pela dificuldade que está de conseguir um emprego.

Hoje, temos "rios" de informações na internet sobre os mais variados temas podemos adquirir conhecimento que venha a agregar na área de atuação, mas, sem um curso com certificado poucos empresários e empresas de RH, convidam para a entrevista. Com isso, muitas pessoas se aventuram no ramo do empreendedorismo, no trabalho autônomo e, alguns, em pouco tempo quebram porque empreender não é simples. É possível, mas não é simples.

Para ser empreendedor você precisa, no geral, antes de tudo, ter algumas características/habilidades bem desenvolvidas, como por exemplo: Organização para ter controle de tudo; disciplina para manter a consistência diária de trabalho, planejamento para estar preparado tanto para lucros como para imprevistos; mentalidade blindada para em tempos de crise não dar ouvidos aos "eu disse que ia dar errado, um amigo assim e assado quebrou e você vai quebrar também" essa pra mim precisa a primeira característica a ser treinada; perseverança/porquês; sempre que for iniciar algo, tenha porquês (motivos muito fortes) que o farão nunca desistir mesmo nas maiores dificuldades, resiliência, porque o prazo médio para recuperação do investimento é de 2 anos, podendo ser mais ou menos então existe uma grande chance de você passar por tempos difíceis e, se não tiver a capacidade e o apoio necessário para se reerguer, quebra; Vendas, Todo empreendedor precisa saber e gostar de vender, porque precisará vender seu peixe e, ninguém melhor que o criador do projeto para isso; certeza, tenha certeza do que você quer. Se este for o seu objetivo, lute por isso, é importante ter bem claro onde você quer chegar e só parar quando conseguir. Lembre também de ter uma reserva financeira, isso vai te dar mais chances de não desistir.

Já fazem quase 6 anos que decidi ser autônomo e arriscar uma vida mais plena. Em meu ponto de vista, a carteira assinada nos limita e, devido a dificuldade de conseguir emprego, nos faz passar por muitas situações de humilhação, maus tratos, pois não abandonaremos o "dinheiro certo" pelo medo de não conseguir outro ou até de não ter o que comer. Foram 6 anos de muito aprendizado, de altos e baixos, tempos de vaca gorda e de vaca magra e, o que eu tirei de aprendizado até hoje, que gostaria de compartilhar são alguns pontos benéficos das duas partes.

Ponto positivo
da carteira assinada: Ritmo de trabalho, trabalhando de carteira assinada você precisa, ir trabalhar as 44 horas semanais (ponto positivo para quem quer empreender); Dinheiro certo; O dinheiro certo (quando você ganha o suficiente para sobrar após pagar todas as contas) lhe permite preparar um capital de giro, uma poupança que lhe permita fazer cursos, aprimorar conhecimentos importantes, viajar, dentre outras coisas. Ponto negativo: Como pontos negativos vejo a acomodação, mesmo sem segurança de permanência. Muitas pessoas estão satisfeitas com o que ganham e não continuam a querer crescer, permanecem estagnados e, quando são derrubados/demitidos por uma crise não sabem o que fazer, porque perderam tempo.
Ponto positivo do empreendedorismo: Você precisará estar cada dia mais capacitado para ter o futuro que você quiser, só depende de você encontrar o ramo certo, pesquisar o mercado, os preços, analisar a concorrência, encontrar um nicho pouco explorado, aprimorar habilidades de liderança, comunicação etc..  Ponto Negativo: Se você não fizer da forma correta a construção da imagem, dos valores, do marketing, não tiver as ferramentas corretas, ideias inovadores, ou não tiver coragem para vender seu peixe o indício de dificuldades a vista é enorme!

Então, espero que minha pequena experiência possa ter agregado valor a sua leitura.

Dúvidas, debates, sugestões serão sempre bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário